Pular para o conteúdo principal

Fascite plantar: como tratar dor na sola do pé

 

A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, é uma condição em que o tecido da sola do pé se encontra inflamado, causando dor na sola do pé, sensação de queimação e desconforto. A fascite plantar é mais frequente entre os 40 e os 60 anos de idade, afetando o sexo masculi e feminino de forma igual, porém é mais comum de acontecer em mulheres que usam salto alto por um longo periodo de tempo e pessoas com sobrepeso.

Sintomas

O principal sintoma é a dor no calcanhar ao pisar no chão, mas outros sintomas podem estar presentes também, como: 


  • Dor forte de baixo do pé;

  • Sensação de “facadas”; 

  • Sensação de queimação na sola do pé.


Em geral, essa dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar. No entanto, nada impede que ela surja em qualquer ponto da fáscia, depois de longos períodos em pé, depois de subir escadas ou mesmo depois de ter repousado um pouco.


Tratamento

O tratamento pode ser feito por meio de anti-inflamatórios, sob indicação médica, e por fisioterapia, onde o objetivo será desinflamar a região afetada, melhorando a circulação sanguínea. Sendo assim, existem várias técnicas e recursos fisioterapêuticos que ajudam no tratamento, algumas dessas técnicas são: 


  • Alongamento; 

  • Acupuntura;

  • Eletroestimulação;

  • Palmilhas ortopédicas;

  • Talas noturnas;

  • Laser.


Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.


Nota-se que vem aumentando a procura pelo tratamento da fascite plantar conforme os anos, muito provavelmente pelo estilo de vida que as pessoas vem levando atualmente, sedentarismo, excesso de peso, falta de exercícios físicos, tudo isso contribui para a formação da inflamação. Por isso é de grande importância o incentivo e a prática de exercícios físicos para a prevenção. 


Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de acessar o site www.fisio360.com.br e procure a unidade mais próxima de você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é essencial para o funcionamento do nosso organismo, é ele quem comanda diversas atividades que ocorrem em nosso corpo. E quando somos acometidos por doenças do sistema nervoso, muitos de nossos sentidos e funções podem ser comprometidos. Entre as mais comuns estão: Acidente Vascular Cerebral (AVC): Danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue. Requer um diagnóstico médico; Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem; Necessita atendimento de emergência; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Ataques Epilépticos: uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas do cérebro, causando convulsões.  Requer um diagnóstico médico; Frequentemente requer exames laboratoriais; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Crônico: pode durar anos ou a vida toda. Esclerose Múltipla: doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Requer um diagnóstico médico; Frequentemente requer ex

Dor crônica: como saber se sua dor é realmente crônica?

A dor crônica é aquela que persiste por mais de 3 meses, podendo durar anos, são problemas debilitantes e frequentes entre as pessoas, resultando em uma queda drástica na qualidade de vida se não tratada, e junto com os problemas físicos vem os problemas psicológicos, por isso é muito importante o tratamento o quanto antes, e a fisioterapia ganha um papel importante nesse momento.  Alguns exemplos de dor crônica são síndrome da fadiga crônica, fibromialgia, tendinite, entre outros. Geralmente, quando a dor se torna crônica, indica que há alterações no sistema nervoso e quase sempre está ligada a uma doença crônica, quando isso acontece, a dor deixa de ser um sintoma e acaba se tornando uma doença também. Principais tipos de dor crônica A dor pode surgir em qualquer lugar do corpo, é muito importante que você saiba a localização exata da dor para o médico determinar o melhor tipo de tratamento, para isso é feito exames físicos junto com a análise dos sintomas.   Existem três tipos de do

Vantagens de fazer parte de uma rede de franquia

O sucesso é nada mais, que muito esforço, planejamento e dedicação. O sucesso da FISIO 360° vem de cuidado em cada etapa do processo. Uma soma de fatores que fazem com que a clínica tenha rentabilidade e alto desempenho. O suporte no momento da implantação envolve todos os aspectos do negócio: escolha do ponto, padronização da clínica, treinamento inicial de franqueados. Uma equipe cuida de tudo de forma personalizada para atender cada franqueado. Treinamentos são essenciais para que se mantenha contato entre franqueadora e franqueado, melhorando o relacionamento entre si. A consultoria de campo ajuda na avaliação dos números e dos rumos do negócio mês a mês. Um relacionamento que gera resultados e metas alcançadas. A padronização e o sistema de gestão moderno com plataforma de alto desempenho auxiliam as unidades a alcançarem as metas e manter os resultados esperados. Por fim, a comunicação é trabalhada para a fixação e fortalecimento da marca. Campanhas publicitárias institucionais e