A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, é uma condição em que o tecido da sola do pé se encontra inflamado, causando dor na sola do pé, sensação de queimação e desconforto. A fascite plantar é mais frequente entre os 40 e os 60 anos de idade, afetando o sexo masculi e feminino de forma igual, porém é mais comum de acontecer em mulheres que usam salto alto por um longo periodo de tempo e pessoas com sobrepeso.
Sintomas
O principal sintoma é a dor no calcanhar ao pisar no chão, mas outros sintomas podem estar presentes também, como:
Dor forte de baixo do pé;
Sensação de “facadas”;
Sensação de queimação na sola do pé.
Em geral, essa dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar. No entanto, nada impede que ela surja em qualquer ponto da fáscia, depois de longos períodos em pé, depois de subir escadas ou mesmo depois de ter repousado um pouco.
Tratamento
O tratamento pode ser feito por meio de anti-inflamatórios, sob indicação médica, e por fisioterapia, onde o objetivo será desinflamar a região afetada, melhorando a circulação sanguínea. Sendo assim, existem várias técnicas e recursos fisioterapêuticos que ajudam no tratamento, algumas dessas técnicas são:
Alongamento;
Acupuntura;
Eletroestimulação;
Palmilhas ortopédicas;
Talas noturnas;
Laser.
Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.
Nota-se que vem aumentando a procura pelo tratamento da fascite plantar conforme os anos, muito provavelmente pelo estilo de vida que as pessoas vem levando atualmente, sedentarismo, excesso de peso, falta de exercícios físicos, tudo isso contribui para a formação da inflamação. Por isso é de grande importância o incentivo e a prática de exercícios físicos para a prevenção.
Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de acessar o site www.fisio360.com.br e procure a unidade mais próxima de você!
Comentários
Postar um comentário