A síndrome do túnel do carpo é uma doença causada pela compressão do nervo mediano, responsável pela inervação da região externa da mão. Na maioria das vezes essa compressão do nervo mediano se dá por inflamação e inchaço das estruturas no interior do túnel carpal, como os tendões. Pode se desenvolver por diversos fatores, mas em geral está relacionada a determinadas lesões por esforço ou trauma.
Algumas das causas são:
Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
Traumas;
Inflamações nos nervos;
Mudanças hormonais;
Diabetes mellitus.
A pessoa com essa síndrome pode apresentar dores, formigamento e sensação de choque nas mãos. A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais.
O tipo de tratamento vai depender do grau de comprometimento da doença. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal. Se não houver melhora, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo. Para casos mais complexos a cirurgia pode ser necessária.
O fisioterapeuta irá analisar as informações individuais do paciente, uma vez que cada caso deve ser tratado com a sua particularidade. Após, será precedido o exame físico com palpação, onde será feita uma inspeção inicial a partir da observação da postura, da flexibilidade, movimentação e simetria dos membros superiores, além de outros sinais característicos do problema, identificando o problema o fisioterapeuta procede então o tratamento mais adequado. O tratamento fisioterapêutico é muito eficaz reduzindo consideravelmente os sintomas.
Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de acessar o site www.fisio360.com.br e procure a unidade mais próxima de você!
Comentários
Postar um comentário