Uma grande aliada na promoção da saúde, a fisioterapia preventiva foca seus esforços na prevenção e não apenas na reabilitação, proporcionando uma melhor qualidade de vida. O princípio da fisioterapia preventiva é adaptar os exercícios de forma a evitar que os problemas ocorram.
A fisioterapia preventiva também é muito utilizada para o tratamento de pessoas da terceira idade e para melhorar a performance de praticantes de diversos tipos de esporte, com mais qualidade de vida, tornando possível o desempenho das atividades. Além de ser uma ferramenta essencial para garantir a saúde do trabalhador.
Alguns dos seus benefícios são:
Aumento do condicionamento físico;
Prevenir doenças causadas por movimentos repetitivos, como a LER;
Prevenir doenças cardíacas, sobretudo em pessoas da terceira idade.
A prática de exercícios físicos contribui para a nossa imunidade, por exemplo, ajudando a melhorar a circulação sanguínea e o sistema linfático. Assim, o tratamento na fisioterapia preventiva pode ser grande aliado para o fortalecimento e flexibilidade, colaborando para melhorar a sua qualidade de vida, evitando doenças.
São utilizadas diversas técnicas para estimular o alongamento, fortalecer e relaxar a musculatura e exercícios respiratórios. Entre as formas de atuação estão:
Fisioterapia preventiva para idosos: A fisioterapia preventiva beneficia qualquer pessoa com mais de 60 anos. Nesses casos, a tarefa do fisioterapeuta é restaurar a autonomia do idoso. Portanto, é necessário retardar a degeneração articular, reduzir a frequência da dor e estimular a agilidade e o equilíbrio.
Fisioterapia preventiva nas empresas: As aulas de ginástica em grupo são cada vez mais procuradas pelas organizações para evitar o desgaste repetitivo, até mesmo como forma de aliviar o estresse. Este exercício pode ser destinado a profissionais que trabalham em pé, carregam ou ficam sentados o dia todo. Aliás, as atividades precisam ser ajustadas de acordo com as necessidades da equipe e o tempo disponível.
Fisioterapia preventiva nos esportes: Quando instruído ao atleta, o treino deve ser ajustado de acordo com a forma como você está praticando, lembre-se sempre que o objetivo principal é diminuir o risco de lesão. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um dos melhores métodos é o treino proprioceptivo, que melhora o equilíbrio e corrige a posição articular.
A fisioterapia preventiva é uma forma de combater e evitar situações desagradáveis que tendem a desmotivar e causar prejuízos à sua saúde.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário