O marketing bem feito é fundamental para manter o fluxo de clientes e deixar a consultoria financeiramente saudável. Isso vale para todo e qualquer negócio, independente do porte ou segmento. O marketing não só atrai a atenção do cliente, como constrói e consolida a imagem da empresa, no caso, da sua clínica.
Com boas técnicas de marketing em prática na sua clínica, você consegue o engajamento dos clientes para fazer mais tratamentos, aumenta o número de retornos, e cria um vínculo maior, melhorando seus resultados financeiros. Na área de saúde pode-se utilizar o marketing para prestar um serviço melhor.
Damos destaque a estas 3 dicas que podem alavancar o marketing digital a sua empresa:
1- Entre em contato com seus pacientes
Tanto os profissionais quanto os pacientes têm rotinas muito agitadas e corridas, e muitas vezes acontece de o paciente perder a data da consulta marcada. Mas é quase impossível querer que o profissional tenha tempo de entrar em contato pessoalmente para lembrar seus pacientes. Por isso, muitos têm investido em sistemas que enviam confirmações automáticas, que são capazes de reduzir em até 30% as faltas.
Há aqueles que preferem ter uma pessoa para entrar em contato pessoalmente com os clientes, esse método também funciona muito bem, pois alguns pacientes preferem o contato pessoal. Além disso, neste contato direto com o paciente é possível tirar dúvidas e colher dados.
Cabe ao profissional saber qual destes dois serviços é mais viável financeiramente e o que atende melhor os pacientes que frequentam sua clínica ou consultório, o que nos leva a nossa segunda dica.
2- Saiba quem é o seu público
Para que um plano de marketing funcione, é mais do que necessário que o profissional conheça seus pacientes e saiba qual é o perfil socioeconômico do público da sua clínica. É com esse material que se constrói um plano de marketing que fideliza este paciente, e conquista novos.
Saber se seu público tem um estilo de vida em que receber um WhatsApp com um pedido de confirmação para a consulta é um facilitador, ou se uma ligação pessoal para lembrar da consulta vai surtir mais efeito, são informações de ouro que traçam o perfil deste público.
Estes dados podem ser conseguidos pedindo para que os pacientes preenchem formulários nas primeiras consultas, percebendo como eles se comportam em determinadas situações, e com muita observação.
3- Tenha uma marca que esteja presente na mente dos pacientes
Trabalhe o poder da sua marca. Os clientes, principalmente os novos, costumam valorizar muito marcas conhecidas ou que tenham um nome forte no mercado. Isto passa uma impressão de experiência, conhecimento e confiança.
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