A acupuntura é uma das técnicas da medicina tradicional chinesa que está fundamentada no conceito Ying e Yang, quando duas forças ou energias opostas se complementam, e nos cinco elementos da natureza: fogo, terra, metal, água e madeira, também presentes no ser humano.
Muitos estudos têm demonstrado que a acupuntura é capaz de oferecer alívio para uma infinidade de doenças. A Organização Mundial da Saúde reconhece essa técnica como um complemento aos tratamentos convencionais e o Conselho Nacional de Medicina a considera uma especialidade médica.
Para que serve?
O tratamento utiliza várias técnicas que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e inúmeras doenças como:
Problemas na boca;
Doenças respiratórias;
Doenças oftalmológicas;
Problemas neurológicos;
Problemas ortopédicos;
Distúrbios do sono.
Dentro todos esses problemas, a acupuntura também pode ser usada como um complemento no tratamento de alergias, como rinite e asma, também no estresse e depressão, por exemplo.
Tipos de acupuntura
Acupuntura auricular: a acupuntura auricular pode ser usada para tratar doenças físicas e emocionais, sendo realizada com ou sem agulha.
Acupuntura estética: utilizada para melhorar a elasticidade da pele, estimulando a produção de colágeno.
Acupuntura para emagrecer: a acupuntura pode ser indicada para emagrecer, pois aumenta o metabolismo e reduz o apetite através da aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo.
Eletroacupuntura: usada para aliviar dores crônicas por problemas na coluna e fibromialgia. Ajuda a melhorar o sono através da liberação, pelo cérebro, de substâncias ligadas ao bem-estar.
Como é feita?
No tratamento convencional, envolve o uso de agulhas bem finas, descartáveis de larguras variadas, para aplicar em diferentes pontos da pele, com base nos sintomas, doenças e problemas de saúde apresentados pelo paciente.
Quem pode fazer?
É indicado para qualquer pessoa, mesmo em casos em que a pessoa não tem nenhuma doença, pois ela também é usada apenas para o bem-estar. Indicado também para crianças com problemas de saúde, como hiperatividade e estresse, a técnica mais aplicada nestes casos é o laser ou eletroacupuntura.
Existe algum tipo de risco?
A acupuntura é uma técnica muito segura e, geralmente, não gera riscos à saúde, no entanto, deve ser realizada por profissional qualificado e em clínicas certificadas que seguem todas as normas da ANVISA.
Pessoas que fazem uso de medicamentos para afinar o sangue devem perguntar ao médico antes da realização da acupuntura, pois a aplicação das agulhas podem causar sangramentos.
Além disso, se uma pessoa apresentar dor intensa, inchaço, sangramentos e hematomas no local da aplicação das agulhas é necessário consultar um clínico geral para avaliar estes sinais e indicar um tratamento mais adequado.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário