Pular para o conteúdo principal

Coluna travada: o que fazer?

Dor na coluna ou dor nas costas é um sintoma muito comum nas pessoas. Estima-se que 80% das pessoas terão pelo menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. Mas, em alguns casos, a dor é tão intensa que a pessoa com a "coluna travada" não consegue se mover para onde estava originalmente.


Essa dor nas costas aguda pode causar uma série de sentimentos, como medo, estresse, ansiedade e preocupação sobre por que aconteceu e como isso pode afetar sua saúde. Também levanta dúvidas sobre quanto tempo permanecerá e interferirá no desempenho das atividades diárias.


Saiba que, nessa situação, o mais importante é procurar ajuda médica para alívio e controle da dor com analgésicos, anti-inflamatórios ou até mesmo analgésicos mais fortes, dependendo da intensidade do quadro.



Por que a coluna trava?

A forma aguda de dor lombar é uma experiência muito dolorosa caracterizada por ataques súbitos e breves causados ​​por rigidez e tensão nos músculos da região da coluna vertebral. 


É frequentemente associada a traumas agudos, como distensões musculares, contusões e entorses. No entanto, alguns fatores como sedentarismo, obesidade e ficar sentado por muito tempo contribuem para o seu desenvolvimento.


A dor nas costas também é comum nas seguintes condições:


  • Má postura: A postura inadequada pode afetar diferentes partes do corpo, mesmo que não cause problemas imediatos. Quase sempre que uma pessoa "dobra" os quadris ou flexiona as costas quando está em pé por longos períodos de tempo, ou senta com os ombros para a frente por longos períodos de tempo, ou carrega incorretamente itens muito pesados, pode resultar em dor lombar.


  • Falta de atividade física: A falta de fortalecimento muscular aliada a uma alimentação rica em gordura e açúcar pode levar à obesidade, o que pode sobrecarregar o organismo e prejudicar a saúde da coluna.


  • Hérnia de disco: Quando o disco da cintura da coluna está anormal, ocorre a hérnia de disco lombar, que pode causar raiz lombar (nervo) e epidural da bexiga e/ou inflamação, resultando em hérnia de disco lombar. 



Tratamento

O acompanhamento com especialistas em coluna é um dos métodos mais recomendados para quem sofre desse problema. Os especialistas vão analisar e encontrar motivos através da história clínica, exame físico e exame de imagem para evitar novos ataques e determinar se a dor é decorrente dos músculos.



Como evitar?

A coluna travada é uma experiência bem dolorosa, porém, na maioria dos casos, é resolvida em curto período de tempo. Há situações em que a dor não melhora totalmente, nesses casos requer um contínuo acompanhamento médico.


O principal objetivo é resolver o episódio de dor aguda o mais rápido possível e, consequentemente, adotar práticas de prevenção optando por atividades físicas regulares e hábitos saudáveis.



Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!

Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é essencial para o funcionamento do nosso organismo, é ele quem comanda diversas atividades que ocorrem em nosso corpo. E quando somos acometidos por doenças do sistema nervoso, muitos de nossos sentidos e funções podem ser comprometidos. Entre as mais comuns estão: Acidente Vascular Cerebral (AVC): Danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue. Requer um diagnóstico médico; Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem; Necessita atendimento de emergência; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Ataques Epilépticos: uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas do cérebro, causando convulsões.  Requer um diagnóstico médico; Frequentemente requer exames laboratoriais; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Crônico: pode durar anos ou a vida toda. Esclerose Múltipla: doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Requer um diagnóstico médico; Frequentemente reque...

Alavancando o marketing digital da sua clínica

O marketing bem feito é fundamental para manter o fluxo de clientes e deixar a consultoria financeiramente saudável. Isso vale para todo e qualquer negócio, independente do porte ou segmento. O marketing não só atrai a atenção do cliente, como constrói e consolida a imagem da empresa, no caso, da sua clínica. Com boas técnicas de marketing em prática na sua clínica, você consegue o engajamento dos clientes para fazer mais tratamentos, aumenta o número de retornos, e cria um vínculo maior, melhorando seus resultados financeiros. Na área de saúde pode-se utilizar o marketing para prestar um serviço melhor. Damos destaque a estas 3 dicas que podem alavancar o marketing digital a sua empresa: 1-  Entre em contato com seus pacientes Tanto os profissionais quanto os pacientes têm rotinas muito agitadas e corridas, e muitas vezes acontece de o paciente perder a data da consulta marcada. Mas é quase impossível querer que o profissional tenha tempo de entrar em contato pessoalmente para lem...

O que é tumor ósseo?

  O tumor ósseo é um dos tipos mais raros, ele afeta diretamente o osso e pode variar em seus sintomas, por conta dos tipos diferentes de tumor. Assim, ele pode gerar inchaço, presença de nódulo, febre, perda de peso, variando de acordo com o tipo, que será detectado por meio do diagnóstico com especialista.  Os sintomas do tumor ósseo são: Dor no osso afetado, que pode começar aos poucos e depois se tornar constante; Inchaço em forma de nódulo ou no local da dor; Ocorrência de fraturas por enfraquecimento do osso. Caso seja na coluna, pode surgir formigamento, além de fraqueza e perda de apetite, ou outros sintomas que podem variar conforme o caso. As causas do tumor osseo não são hereditárias, elas estão conectadas com condições preexistentes, como: Radiações Ionizantes; Condrossarcoma; Transplante de Medula Óssea; Doença de Paget; Ferimentos; Cordoma; Doenças Genéticas. Infelizmente não há como prevenir o tumor ósseo, já que ele ocorre de maneira associada a doenças como: S...