Pular para o conteúdo principal

Faça alongamentos e evite lesões

Muitas pessoas começam a fazer seus treinos sem a preparação adequada para o corpo, pois não compreendem a importância do alongamento e aquecimento. É de extrema importância não apenas para a prática de exercícios, também é fundamental para realizar bem tarefas simples do cotidiano, como agachar ou subir escadas. Para conquistar e manter essa habilidade, os exercícios de alongamento são uma opção unânime entre os especialistas.


Ele é indispensável para aumentar a flexibilidade dos músculos e prepará-lo para exercícios mais intensos. Com isso, evita o encurtamento muscular, as lesões e ainda, diminui as dores causadas pelos treinos. Quando alongados, os músculos têm maior capacidade de executar movimentos com grande amplitude, o que pode melhorar o seu desempenho nos treinos e a conquista de resultados. 


Aquela ideia de que só precisa de alongamento quem faz musculação ou pratica esportes é um mito, todo mundo precisa se alongar ao longo do dia. O mais indicado é separar um momento na parte da manhã e outro a tarde para a realização dos alongamentos, principalmente os membros inferiores e a coluna. 


De acordo com o Dr Marcio Cohen, ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), as articulações das pernas (joelho, tornozelo) e da lombar são as que mais sofrem com o encurtamento dos músculos e tendões. Quem trabalha sempre na mesma posição (sentado ou em pé) precisa ainda mais se alongar.


3 alongamentos recomendados para praticar todos os dias:


  • Região lombar: Separe as duas pernas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros, procurando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte à posição inicial endireitando o corpo, vértebra por vértebra.

  • Coluna cervical: Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Faça uma rotação completa do pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, num sentido e depois no outro.

  • Punhos: Estique um dos braços para frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Em seguida, puxe a palma da mão em direção ao antebraço. Repita os dois movimentos com o outro braço.


A respiração também faz parte do alongamento. Com inspirações e expirações ritmadas, o movimento tem mais fluidez e é fácil perceber um melhor desempenho. 


Lembre-se de que o equilíbrio é fundamental para a saúde, portanto, não exagere! Aprenda as limitações do seu corpo e tente não sobrecarregar as articulações para que o efeito não seja o contrário do desejado.


Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema?

Entre em contato com a gente clicando AQU!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é essencial para o funcionamento do nosso organismo, é ele quem comanda diversas atividades que ocorrem em nosso corpo. E quando somos acometidos por doenças do sistema nervoso, muitos de nossos sentidos e funções podem ser comprometidos. Entre as mais comuns estão: Acidente Vascular Cerebral (AVC): Danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue. Requer um diagnóstico médico; Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem; Necessita atendimento de emergência; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Ataques Epilépticos: uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas do cérebro, causando convulsões.  Requer um diagnóstico médico; Frequentemente requer exames laboratoriais; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Crônico: pode durar anos ou a vida toda. Esclerose Múltipla: doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Requer um diagnóstico médico; Frequentemente requer ex

Dor crônica: como saber se sua dor é realmente crônica?

A dor crônica é aquela que persiste por mais de 3 meses, podendo durar anos, são problemas debilitantes e frequentes entre as pessoas, resultando em uma queda drástica na qualidade de vida se não tratada, e junto com os problemas físicos vem os problemas psicológicos, por isso é muito importante o tratamento o quanto antes, e a fisioterapia ganha um papel importante nesse momento.  Alguns exemplos de dor crônica são síndrome da fadiga crônica, fibromialgia, tendinite, entre outros. Geralmente, quando a dor se torna crônica, indica que há alterações no sistema nervoso e quase sempre está ligada a uma doença crônica, quando isso acontece, a dor deixa de ser um sintoma e acaba se tornando uma doença também. Principais tipos de dor crônica A dor pode surgir em qualquer lugar do corpo, é muito importante que você saiba a localização exata da dor para o médico determinar o melhor tipo de tratamento, para isso é feito exames físicos junto com a análise dos sintomas.   Existem três tipos de do

Vantagens de fazer parte de uma rede de franquia

O sucesso é nada mais, que muito esforço, planejamento e dedicação. O sucesso da FISIO 360° vem de cuidado em cada etapa do processo. Uma soma de fatores que fazem com que a clínica tenha rentabilidade e alto desempenho. O suporte no momento da implantação envolve todos os aspectos do negócio: escolha do ponto, padronização da clínica, treinamento inicial de franqueados. Uma equipe cuida de tudo de forma personalizada para atender cada franqueado. Treinamentos são essenciais para que se mantenha contato entre franqueadora e franqueado, melhorando o relacionamento entre si. A consultoria de campo ajuda na avaliação dos números e dos rumos do negócio mês a mês. Um relacionamento que gera resultados e metas alcançadas. A padronização e o sistema de gestão moderno com plataforma de alto desempenho auxiliam as unidades a alcançarem as metas e manter os resultados esperados. Por fim, a comunicação é trabalhada para a fixação e fortalecimento da marca. Campanhas publicitárias institucionais e