Muitas pessoas começam a fazer seus treinos sem a preparação adequada para o corpo, pois não compreendem a importância do alongamento e aquecimento. É de extrema importância não apenas para a prática de exercícios, também é fundamental para realizar bem tarefas simples do cotidiano, como agachar ou subir escadas. Para conquistar e manter essa habilidade, os exercícios de alongamento são uma opção unânime entre os especialistas.
Ele é indispensável para aumentar a flexibilidade dos músculos e prepará-lo para exercícios mais intensos. Com isso, evita o encurtamento muscular, as lesões e ainda, diminui as dores causadas pelos treinos. Quando alongados, os músculos têm maior capacidade de executar movimentos com grande amplitude, o que pode melhorar o seu desempenho nos treinos e a conquista de resultados.
Aquela ideia de que só precisa de alongamento quem faz musculação ou pratica esportes é um mito, todo mundo precisa se alongar ao longo do dia. O mais indicado é separar um momento na parte da manhã e outro a tarde para a realização dos alongamentos, principalmente os membros inferiores e a coluna.
De acordo com o Dr Marcio Cohen, ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), as articulações das pernas (joelho, tornozelo) e da lombar são as que mais sofrem com o encurtamento dos músculos e tendões. Quem trabalha sempre na mesma posição (sentado ou em pé) precisa ainda mais se alongar.
3 alongamentos recomendados para praticar todos os dias:
Região lombar: Separe as duas pernas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros, procurando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte à posição inicial endireitando o corpo, vértebra por vértebra.
Coluna cervical: Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Faça uma rotação completa do pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, num sentido e depois no outro.
Punhos: Estique um dos braços para frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Em seguida, puxe a palma da mão em direção ao antebraço. Repita os dois movimentos com o outro braço.
A respiração também faz parte do alongamento. Com inspirações e expirações ritmadas, o movimento tem mais fluidez e é fácil perceber um melhor desempenho.
Lembre-se de que o equilíbrio é fundamental para a saúde, portanto, não exagere! Aprenda as limitações do seu corpo e tente não sobrecarregar as articulações para que o efeito não seja o contrário do desejado.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema?
Entre em contato com a gente clicando AQU!
Comentários
Postar um comentário