Os pontos-gatilho são pequenos nódulos hipersensíveis localizados na fibra muscular, que podem ser identificados pelo médico com o toque das pontas dos dedos. Esses nódulos surgem devido ao alongamento ou encurtamento da fibra do músculo, que contrai e não consegue relaxar.
Os pontos de gatilho podem aparecer em qualquer parte do corpo que esteja sob tensão. Seja na musculatura, tendões ou ligamentos. Essas áreas tensionadas, podem também afetar a circulação sanguínea e fazer com que a pessoa perca sua mobilidade. A dor causada pelo ponto-gatilho pode ser tratada por meio da liberação miofascial.
Os locais mais atingidos são: região cervical, região dorsal alta, ombro, região interescapular, lombar e glúteos. Nos outros locais do corpo não são tão comuns, mas podem aparecer.
Causas
As principais causas, são:
Movimentos repetitivos;
Movimentos bruscos;
Quedas;
Inflamações
Como funciona o tratamento?
O tratamento dos pontos-gatilho pode ser dividido em três fases:
Inativação do ponto-gatilho: alongamento e calor, ou com terapias manuais, como, pressão dos pontos-gatilho, icção profunda e alongamento do músculo;
Reabilitação muscular: recuperação da amplitude de movimento e fortalecimento muscular;
Remoção progressiva de fatores: atua na parte psicológica do paciente.
A fisioterapia pode ajudar no tratamento, os benefícios da terapia manual na desativação não invasiva é precisa nos pontos-gatilho. Através do toque diretamente no nódulo, a terapia manual ocasiona uma diminuição no limiar da dor. Com ela se consegue: melhorar o fluxo sanguíneo, promover relaxamento da banda muscular tensa e o restabelecimento da normalidade funcional local.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário