A doença de Parkinson é uma doença neurológica crônica degenerativa e progressiva, trata-se de um problema neurológico que afeta os movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, tremores e alterações na fala e na escrita. A fisioterapia tem um papel muito importante no tratamento dessa doença, onde busca diminuir a disfunção física e permitir que o paciente realize atividades do seu dia a dia sem complicações e independência.
A primeira recomendação feita para um paciente com Parkinson é a realização de atividades físicas com frequência, estudos comprovam que a atividade física e treinos regulares conseguem ajudar no controle dos sintomas da doença, porém cada paciente tem suas necessidades e habilidades e a consulta com o fisioterapeuta é fundamental para o tratamento, onde vai ser montado um treino unicamente pra você, de acordo com as suas necessidades, e principalmente, o estágio que a doença se encontra.
O objetivo principal da fisioterapia no Parkinson não é unicamente tratar os sintomas já existentes, e sim, estabelecer maneiras de prevenção para que a doença não evolua. Treinos que trabalham a agilidade, coordenação e estabilidade são ótimas maneiras de tratamento. Com a tecnologia hoje em dia a nosso favor, ela acaba sendo uma grande aliada no processo, equipamentos de última geração como o andador virtual e a bengala com laser tem se mostrado bastante eficazes no tratamento.
Em caso de evolução na doença, o tratamento proposto anteriormente deverá ser descartado e será preciso fazer uma nova avaliação com o fisioterapeuta e garantir um tratamento necessário para a sua atual condição, lembrando sempre que os exercícios e as medicações nunca devem ser deixado de lado numa possível melhora, ao parar, os sintomas tendem a voltar.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário