A escoliose é o que chamamos de desvio de coluna, um problema que causa uma curvatura lateral na estrutura que deveria ser reta. Com isso, podem surgir sintomas como dores e dificuldade de movimentação no dia a dia. Então o ideal para quem tem a escoliose é aderir aos tratamentos que diminuam o desvio, como uso de coletes, fisioterapia, alongamento, entre outros.
Existem vários tipos de escoliose, sendo mais frequente estes três:
Escoliose congênita (de nascença): decorre ou de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recém-nascido.
Escoliose Neuromuscular: é causada por problemas neurológicos como paralisia cerebral ou musculares que determina fraqueza muscular, controle precário dos músculos ou paralisia decorrente de doenças como distrofia muscular, espinha bífida e pólio.
Escoliose idiopática: não possui causa conhecida.
O tratamento vai depender do grau de curvatura, sendo comum fisioterapia e RPG para casos mais simples, além do uso de coletes para casos acima de 30 graus, por fim, casos com mais de 50 graus de curvatura costumam necessitar de cirurgia.
Uma boa técnica para curar a escoliose são os exercícios de correção postural através do RPG, a Reeducação Postural Global. Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios isométricos que visam alinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário