A síndrome de Piriforme é uma condição que envolve o músculo de mesmo nome, o músculo piriforme. O distúrbio é caracterizado pela compressão e irritação do nervo ciático, causando importante desconforto e dificuldades para sentar e andar. Em alguns casos, por exemplo, o problema se torna incapacitante.
A dor causada pela síndrome do piriforme é muito semelhante à dor ciática. Isso significa que os pacientes podem se queixar de sensibilidade nas nádegas e dores na parte posterior da coxa. Além disso, o desconforto pode se estender para a panturrilha e para os pés. Outros sinais do distúrbio incluem:
Dor ao subir escadas;
Aumento do desconforto ao sentar-se, correr ou fazer longas caminhadas;
Dificuldade para movimentar o quadril;
Fraqueza da perna e sensação de formigamento.
Ainda não há uma definição sobre as reais causas desta síndrome. No entanto, alguns fatores de risco têm sido associados a doenças, como o sedentarismo e o excesso de exercícios físicos. Outras causas relacionadas incluem:
Passar longos períodos sentado;
Lesões esportivas na região das nádegas;
Inflamação;
Atividades repetitivas com as pernas.
O tratamento pode ser realizado através da fisioterapia, onde o manejo da síndrome apresenta bons resultados no tratamento conservador. O alívio da dor e irradiação se dá através da diminuição da compressão através de técnicas utilizadas na fisioterapia visando o relaxamento muscular e liberação miofascial do piriforme.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário