No Brasil, as causas da fibromialgia ainda não estão claras, mas por definição, é um distúrbio de dor e sensibilidades crônicas e generalizadas. Ela é tipicamente presente em mulheres jovens ou de meia-idade (cerca de 80% dos casos), mas pode afetar qualquer pessoa.
Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda casada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.
Mas afinal, a fibromialgia tem cura?
Infelizmente não, mas tem tratamento através da fisioterapia. Os pacientes quando diagnosticados com a Fibromialgia, devem começar atividades físicas imediatamente, a fim de minimizar os efeitos das dores e prevenir este quadro álgico. A medicação também ajuda a combater os sintomas da doença, é receitada somente por um médico.
O exercício físico ajuda a combater o estresse emocional, liberando mais serotonina na corrente sanguínea. Os baixos níveis de serotonina estão relacionados à Fibromialgia, por isso é importante a prática de exercícios aeróbios no tratamento fisioterapêutico.
Portanto, é importante que a pessoa mantenha uma rotina regular de exercícios e não procure ajuda somente quando surgir a crise. Um dos princípios básicos do Método Pilates que nos ajudará muito no tratamento é a respiração. Normalmente, pacientes com fibromialgia têm a musculatura tensa e fadigada. Então, a respiração vai ajudar a melhorar a oxigenação das fibras musculares.
É possível tratar e desenvolver uma forma de intervenção positiva com o Método Pilates na fibromialgia. Ela é uma ferramenta importante que ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário