Lombalgia é como a dor lombar é chamada, aquela dor na parte inferior da coluna, que pode surgir por diferentes causas. Pode ou não ser causada por doença, mas o mais comum é que essas dores aparecem por conta de maus hábitos. Por exemplo, levantar peso em excesso, ficar muito tempo sentado, dormir de forma desconfortável, entre outras ações.
Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até problemas emocionais.
Lombalgia ou dor ciática?
A dor lombar relaciona-se apenas ao sintoma clínico e não especifica uma doença na coluna. As causas de lombalgia são as mais diversas possíveis, sendo assim, pode ser consequente a doença degenerativa discal ou da coluna, hérnia de disco, fraturas vertebrais, doenças neoplásicas (tumores primários ou metástases), contraturas musculares, entre outras.
Já a dor ciática é o sintoma no qual os pacientes referem dor em região lombar associado a irradiação para o(s) membro(s) inferior(es). Ela tem suas causas semelhantes aos descritos para a dor lombar, porém associa-se a algum grau de compressão ou irritação inflamatória de uma ou mais raízes nervosas.
Quais os tratamentos possíveis?
O tratamento pode variar bastante de acordo com a causa e com a intensidade dos sintomas da lombalgia. Geralmente, se inicia com o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para o tratamento da dor na lombar e recomendação de repouso.
Podem também ser recomendados tratamentos complementares, às terapias medicamentosas, que vão ajudar na recuperação total da coluna e no alívio da dor, como a fisioterapia, acupuntura, massagem terapêutica, RPG, quiropraxia, entre outros.
Diagnóstico
Para determinar a lombalgia e o tratamento mais adequado para a sua condição, o médico especialista em coluna poderá fazer uma anamnese durante a consulta médica e combiná-la a um exame físico.
Em algumas situações há necessidade da realização de exames de imagem (como radiografia, ressonância magnética ou tomografia), de sangue ou biópsia para verificar com mais eficiência as possíveis causas da dor lombar.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário