Já ouviram falar em síndrome do pescoço tecnológico (tech neck) ou síndrome do pescoço de texto (text neck)?
A dor no pescoço (cervicalgia) é um importante problema de saúde pública e vem aumentando muito nos últimos anos, principalmente em crianças e adolescentes que ficam horas curvados sobre seus celulares, tablets ou computadores. Estima-se que cerca de 75% da população mundial fique horas por dia curvada sobre seus equipamentos com a cabeça em posição inadequada.
O excesso de telas atropelou o cotidiano nos últimos 15 meses. Inclinar a cabeça para baixo num ângulo de 45 graus por muitas horas ao longo do dia, como se costuma fazer diante do smartphone, equivale a um impacto de 22 kg sobre os ombros. Segundo uma pesquisa da Universidade de Chung-Ang, na Coreia do Sul, mulheres a partir dos 29 anos já apresentam vincos no pescoço enquanto normalmente seria depois dos 40.
Como evitar
Hidratar bem a pele do rosto, pescoço e colo, sempre priorizando movimentos de baixo para cima (nunca de cima para baixo!);
Ao usar aparelhos eletrônicos, manter as telas na altura dos olhos;
Priorizar o uso de fones de ouvido para mandar mensagens de áudio ou falar no telefone;
Fazer exercícios físicos que fortaleçam o core e ajudem na manutenção da postura;
Usar mesas e cadeiras adequadas para o trabalho em frente ao computador.
Tratamento
Faça algum exercício aeróbico diariamente, como:
Corrida;
Caminhada;
Natação
Bicicleta ergométrica.
Com o passar do tempo, você pode desenvolver desequilíbrios musculares devido à postura da cabeça para frente a longo prazo. Estique e fortaleça os músculos do pescoço, tórax e parte superior das costas para evitar esses desequilíbrios.
Escolha um exercício aeróbico que não cause dor no pescoço enquanto você o realiza. Você manterá as costas e o pescoço mais saudáveis realizando este exercício por pelo menos 20 minutos por dia, três ou quatro vezes por semana, porque aumenta sua frequência respiratória e cardíaca e alivia a tensão do pescoço.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário