A dor lombar ou lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que acometem a região inferior da coluna vertebral (coluna lombar), próxima à bacia. Ou seja, a dor lombar não é uma doença, propriamente dita, mas um sintoma de problemas clínicos diferentes. Dessa forma, a dor lombar pode estar sendo desencadeada por inúmeros fatores, inclusive localizados em outros pontos do corpo (dor referida).
Ao contrário do que muita gente pensa, nem toda dor nas costas é uma lombalgia. Apesar da dor lombar ser um dos problemas na coluna cada vez mais frequentes, uma das maiores queixas em consultórios e também uma das principais causas de afastamento do trabalho, existem tratamentos e formas de aliviar os seus sintomas.
A dor lombar ou lombalgia costuma afetar 90% da população (cerca de 3 a cada 4 pessoas) em todo o mundo e requer maior atenção, pois seus sintomas se não forem tratados corretamente podem causar danos permanentes e prejudicar muito a qualidade de vida da pessoa.
Por ser a mais comum das dores nas costas, a dor lombar costuma afetar não apenas pessoas de idade mais avançada, mas também os mais jovens por conta do número de horas que passam sentados durante as longas jornadas de trabalho ou em uma postura incorreta.
A maioria dos episódios de dor lombar tem tratamento relativamente simples:
Repousar em posição confortável e com a coluna alinhada;
Usar compressa quente ou deixar água quente correr no local da dor enquanto toma banho;
Experimentar sessões de massagem e quiropraxia;
Fazer alongamento para as costas pode aliviar as dores e a tensão muscular;
Fazer exercícios de respiração e meditação;
Nunca se automedicar e procurar auxílio médico para receber a melhor orientação sobre necessidade e o tipo de medicamento mais indicado para o seu caso de lombalgia.
A lombar precisa estar com a musculatura fortalecida para evitar lesões e doenças. Por exemplo, por causa da rotina, como ficar sentado o dia todo.
Por isso, são bons exercícios:
Levantamento terra;
Prancha isométrica;
Agachamento livre barra.
Prevenção
Como a dor lombar não é uma doença, mas um sintoma de quadros clínicos diferentes, a sua prevenção ainda é o melhor tratamento. Independentemente da sua faixa etária e da sua condição, existem medidas que podem ser tomadas para prevenir ou reduzir a incidência de episódios de dor lombar. São elas:
Cuide do seu peso e evite a obesidade;
Cuidado com a postura;
Evite permanecer em pé, sentado ou curvado por longos períodos de tempo;
Pratique exercícios que fortaleçam a musculatura abdominal e alongue-se frequentemente, principalmente antes das atividades físicas;
Dobre os joelhos, e não a coluna ao se abaixar;
Evite sapatos de salto alto ou instáveis, dê preferência aos de solado baixo e macio;
Caso trabalhe sentado, faça pequenas pausas a cada 50 minutos para caminhar e alongar a coluna;
Não durma em colchão excessivamente mole ou duro;
Mantenha um consumo adequado de cálcio;
Sente-se sobre os glúteos, e não sobre a lombar;
Beba muita água, hidrate-se sempre;
Evite cigarro.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário