A tendinite é uma inflamação caracterizada pela presença de dor e inchaço do tendão, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, mas ela é mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos e joelho, atingindo homens e mulheres com a mesma proporção. Quando inflamados causam inchaço, edemas e dor severa.
Causas
Os tendões podem sofrer algum tipo de inflamação, causando a tendinite, que pode ter duas causas: a mecânica e a química.
A causa mecânica é provocada por esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga.
A causa química é provocada por alimentação incorreta e por algumas toxinas presentes no organismo.
Também pode ocorrer quando os músculos e tendões não estão sendo suficientemente drenados, ocasionando a desidratação.
Sintomas
O principal sintoma de tendinite é uma dor forte na região do corpo que está sendo afetada pela inflamação, porém, apresenta diversas manifestações clínicas que variam conforme o grau de avanço da doença. É possível que a condição passe de leve para crônica caso o paciente não trate o problema.
Alguns dos sintomas de tendinite mais comuns são:
Dor local, que pode irradiar para toda musculatura ao redor;
Perda de força;
Fisgadas e dores ao se movimentar;
Inchaço;
Formigamento.
Tratamento
O tratamento para tendinite pode ser dividido em algumas categorias, a depender do local, intensidade e complicações.
Alguns dos tratamentos são:
Repousar e evitar movimentos no local afetado (o tratamento para tendinite no ombro, neste caso, pode ser feito com tipoia e no punho, com tala);
Fazer compressas;
Tomar anti-inflamatórios;
Realizar acupuntura;
Fazer fisioterapia para analgesia.
O tratamento fisioterapêutico para tendinite pode ser feito através de recursos, como ultrassom ou bolsas de gelo, massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado e para manter o movimento e a força dos músculos afetados. As sessões de fisioterapia podem ser realizadas diariamente, 5 vezes por semana, ou de acordo com a disponibilidade da pessoa. No entanto, quanto mais próxima for uma sessão da outra, melhores serão os resultados.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário