Pular para o conteúdo principal

Fisioterapia respiratória


A princípio, é preciso ficar claro que o objetivo da fisioterapia respiratória é prevenir e recuperar as disfunções relacionadas com a respiração. A fim de atingir essa meta, são propostos exercícios que aumentam a ventilação, direcionando o processo para máxima funcionalidade. Com isso, reitera o caminho para prevenção, cura ou minimização de impactos respiratórios. Assegura, ainda, uma melhor qualidade de vida para os envolvidos. 


É uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose, por exemplo.


Como fazer

Fortalecer a musculatura respiratória é muito importante para manter a saúde. Anota, então, esses exercícios: 

  • Inspirar por 1 segundo, segurar, inspirar por 2 segundos e seguir esse processo.

  • Sentar apoiando as mãos nos joelhos, encher o peito de ar e levantar lentamente os braços, abaixando conforme expira o ar.

  • Inspirar por 3 segundos, segurar por 1 e soprar um canudo em copo com água por 3 segundos. 


O fisioterapeuta tem um papel diário nos ajustes e na monitoração desses tratamentos. Verificar se esses pacientes têm condições ou não de voltar a sua respiração espontânea é uma função muito importante desse profissional, que acontece principalmente nas unidades de emergência de terapia intensiva. 


Principais benefícios da fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória tem como objetivo o tratamento e a prevenção de praticamente todos os tipos de doenças que afetam o sistema respiratório. Contudo, ela não se restringe apenas ao tratamento, engloba também a prevenção às doenças respiratórias principalmente na época mais crítica do ano. 


Entre os vários benefícios estão:

  • Favorecer a eficácia da ventilação;

  • Melhorar a resistência e a tolerância à fadiga; 

  • Melhorar a efetividade da tosse;

  • Facilita a chegada de oxigênio em todo corpo;

  • Desobstrução e limpeza adequada de vias aéreas.



Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!

Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é essencial para o funcionamento do nosso organismo, é ele quem comanda diversas atividades que ocorrem em nosso corpo. E quando somos acometidos por doenças do sistema nervoso, muitos de nossos sentidos e funções podem ser comprometidos. Entre as mais comuns estão: Acidente Vascular Cerebral (AVC): Danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue. Requer um diagnóstico médico; Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem; Necessita atendimento de emergência; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Ataques Epilépticos: uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas do cérebro, causando convulsões.  Requer um diagnóstico médico; Frequentemente requer exames laboratoriais; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Crônico: pode durar anos ou a vida toda. Esclerose Múltipla: doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Requer um diagnóstico médico; Frequentemente reque...

Alavancando o marketing digital da sua clínica

O marketing bem feito é fundamental para manter o fluxo de clientes e deixar a consultoria financeiramente saudável. Isso vale para todo e qualquer negócio, independente do porte ou segmento. O marketing não só atrai a atenção do cliente, como constrói e consolida a imagem da empresa, no caso, da sua clínica. Com boas técnicas de marketing em prática na sua clínica, você consegue o engajamento dos clientes para fazer mais tratamentos, aumenta o número de retornos, e cria um vínculo maior, melhorando seus resultados financeiros. Na área de saúde pode-se utilizar o marketing para prestar um serviço melhor. Damos destaque a estas 3 dicas que podem alavancar o marketing digital a sua empresa: 1-  Entre em contato com seus pacientes Tanto os profissionais quanto os pacientes têm rotinas muito agitadas e corridas, e muitas vezes acontece de o paciente perder a data da consulta marcada. Mas é quase impossível querer que o profissional tenha tempo de entrar em contato pessoalmente para lem...

O que é tumor ósseo?

  O tumor ósseo é um dos tipos mais raros, ele afeta diretamente o osso e pode variar em seus sintomas, por conta dos tipos diferentes de tumor. Assim, ele pode gerar inchaço, presença de nódulo, febre, perda de peso, variando de acordo com o tipo, que será detectado por meio do diagnóstico com especialista.  Os sintomas do tumor ósseo são: Dor no osso afetado, que pode começar aos poucos e depois se tornar constante; Inchaço em forma de nódulo ou no local da dor; Ocorrência de fraturas por enfraquecimento do osso. Caso seja na coluna, pode surgir formigamento, além de fraqueza e perda de apetite, ou outros sintomas que podem variar conforme o caso. As causas do tumor osseo não são hereditárias, elas estão conectadas com condições preexistentes, como: Radiações Ionizantes; Condrossarcoma; Transplante de Medula Óssea; Doença de Paget; Ferimentos; Cordoma; Doenças Genéticas. Infelizmente não há como prevenir o tumor ósseo, já que ele ocorre de maneira associada a doenças como: S...