Os distúrbios do equilíbrio são transtornos na manutenção do equilíbrio normal que resultam de doenças que afetam as vias vestibulares centrais ou periféricas, cerebelo ou as vias sensoriais envolvidas na propriocepção. Esses distúrbios costumam apresentar-se como vertigem e ataxia.
A vertigem é a ilusão de movimento do corpo ou do ambiente. Geralmente está associada a outros sintomas, como impulsão (sensação de que o corpo está sendo arremessado ou puxado no espaço), oscilopsia (uma ilusão visual de movimento para frente e para trás), náuseas, vômitos ou ataxia de marcha.
Ataxia é a incoordenação ou desajeitamento de movimento que não é resultado da fraqueza muscular. Pode ser causada por distúrbios vestibulares, cerebelares ou sensoriais (proprioceptivos). A ataxia pode afetar o movimento dos olhos, a fala, os membros, tronco, postura ou marcha.
Causas
As perturbações do equilíbrio podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios circulatórios que afetam o ouvido interno ou o cérebro. Problemas de equilíbrio e tonturas também podem ser um efeito colateral de certos medicamentos.
Doença do sistema circulatório, tal como pressão arterial baixa, pode levar a uma sensação de tontura quando se levanta de repente. Alterações no sistema esquelético ou visual também podem causar problemas de equilíbrio. Porém, em muitos casos de distúrbios do equilíbrio podem acontecer sem nenhuma causa.
Tratamento
Embora seja pouco conhecida, a fisioterapia vestibular é eficaz na hora de tratar um paciente com sintomas vertiginosos. Este ramo da fisioterapia agrupa um conjunto de exercícios e técnicas que contribuem para melhorar a estabilidade e sensações negativas para o paciente.
O trabalho do fisioterapeuta, nesses casos, consiste em avaliar e preparar um tratamento personalizado ao paciente em função do equilíbrio, da postura e das alterações do tônus postural.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário