Afinal, o que é PILATES?
Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, desenvolvido durante a primeira guerra mundial (1914 – 1918), para o ganho de massa muscular, mas que hoje em dia existem diversas finalidades.
O Pilates cria uma linha de exercícios que busca a melhora da saúde e da força física do praticante, por conta disso, qualquer pessoa pode praticar, sendo crianças, adultos, idosos e até mesmo gestantes.
Quais os tipos de pilates;
Existem dois tipos de pilates atualmente. São eles:
Pilates solo: consiste na realização dos exercícios apenas com o peso do corpo, sem o uso de algum equipamento, é o mais prático, podendo ser realizado em qualquer hora e lugar.
Pilates em aparelhos: como o nome já diz, a realização é por meio de aparelhos como bolas especialmente para o pilates, cintas, elásticos e outros.
Benefícios
O conjunto de exercícios e alongamentos feitos no pilates oferecem diversos benefícios para a saúde do praticante, podemos citar:
melhora na coordenação motora;
melhora na respiração e postura;
melhora no condicionamento físico;
crescimento da flexibilidade;
reduz o estresse
Pilates e Fisioterapia
Pilates e fisioterapia juntos é o combo perfeito. Lembrando que somente podem ser instrutores de Pilates os fisioterapeutas e educadores físicos, com formação. O fisioterapeuta irá fazer uma avaliação completa do paciente e indicar a frequência de treinos e o método mais eficaz para cada pessoa.
A frequência ideal é de 2 vezes a 3 vezes por semana, mas pode variar de acordo com o histórico de cada pessoa. Se você tem uma vida sedentária, com certeza é indicado que faça o método com uma frequência menor e depois pode ir aumentando de acordo com sua evolução e condicionamento físico.
Lembre-se, manter essa frequência é bem importante. E claro, não esqueça de agregar hábitos saudáveis e deixar o corpo descansar.
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário