A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Seu tratamento pode ser feito com medicamentos, fisioterapia ou cirurgia, e, dependendo da gravidade, pode ser até curada. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.
A hérnia de disco pode ser classificada de acordo com a região da coluna que ela afeta, são 3 tipos:
Hérnia de disco cervical: afeta a região do pescoço;
Hérnia de disco torácica: afeta a região do meio das costas;
Hérnia de disco lombar: afeta a região mais baixa das costas.
Sintomas
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços. A qualidade e tipo de dor pode ser um incômodo, continua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
Dores nos braços e no pescoço geralmente são o primeiro sinal de que suas raízes nervosas estão irritadas por conta de um problema no pescoço.
Tipos
A hérnia de disco pode ser classificada em 3 tipos:
Protrusas: é o tipo mais comum, é quando o núcleo do disco permanece intacto, mas já há perda da forma oval;
Extrusas: quando o núcleo do disco encontra-se deformado;
Sequestradas: quando o núcleo está muito danificado e pode até mesmo se dividir em duas partes.
Tratamento
A intervenção cirúrgica para a correção do problema não é indicada ou é desnecessária. Nessas situações, inúmeros métodos são sugeridos por especialistas, principalmente para aliviar as dores causadas pela hérnia de disco. Alguns deles são:
Acupuntura ou eletroacupuntura
Aplicação de laser de baixa potência
Ultrassom terapêutico
Ginástica holística
Fisioterapia
Quando o tratamento é realizado corretamente, os sintomas podem desaparecer dentro de 1 a 3 meses, mas cada paciente responde de maneira única, podendo durar mais ou menos que isso.
A fisioterapia possui diversas alternativas para o tratamento. Isso porque as técnicas visam fortalecer a região, promovendo melhor sustentação da coluna e diminuição das dores. Ela é excelente para o tratamento da hérnia de disco e pode ser feita com exercícios de alongamento e fortalecimento, equipamentos eletrônicos e uso de compressa quente.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário