Pular para o conteúdo principal

Câncer de próstata



No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele, afetando especialmente após os 50 anos de idade. Mesmo sendo uma doença comum e frequente, muitos homens não costumam conversar sobre, seja por medo ou por desconhecimento. 


É considerado um câncer da terceira idade, cerca de três quartos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. No Brasil a taxa de homens que apresentam esse câncer vem diminuindo, isso pode ser justificado pela evolução dos métodos utilizados para diagnóstico, exames, melhoria na qualidade de informações e pelo aumento da expectativa de vida. 


Em geral, esse câncer cresce de forma lenta e às vezes não apresenta sintomas na fase inicial, por isso é muito importante que todos os homens façam exames para confirmar a saúde da próstata. Porém, em alguns casos, esses tumores podem crescer de forma rápida e espalhando para outros órgãos do corpo, podendo levar à morte.


Sintomas

Como na maioria dos casos, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, então não apresenta nenhum sintoma de imediato, porém, quando apresenta, os sintomas mais comuns são: 


  • dificuldade de urinar;

  • sangue na urina;

  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia e noite;

  • sensação bexiga cheia, mesmo depois de ter urinado;


Em fase avançada, pode provocar dor óssea, e quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.


Existem dois tipos de exames que são feitos para investigar sinais e possíveis sintomas: exame de toque retal e exame de PSA. 

Exame de toque retal - O médico verifica tamanho, forma e textura da próstata introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada.  

Exame de PSA - Basicamente é um exame de sangue que mede uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos dessa proteína podem indicar o câncer.

A confirmação vem com a biópsia. 


Tratamento

É feito por várias técnicas de tratamento, podendo ser combinadas ou não, a principal é a cirurgia, é o método mais utilizado e consiste na retirada completa da próstata.


A fisioterapia tem um papel importante, desenvolvida logo após tratamento médico.O tratamento deve ser iniciado o quanto antes, pois acelera a recuperação do descontrole sobre a micção. 

Ele é dividido em três vertentes diferentes:


  • Cinesioterapia - atuará de forma ativa na musculatura do assoalho pélvico, com o intuito de aumentar a eficácia do esfíncter externo da uretra. 

  • Biofeedback - também atuará na musculatura do assoalho pélvico, a fim de fortalecê-la e treiná-la. 

  • Eletroterapia - agirá, de forma mais passiva, fortalecendo e dando tônus muscular. 


A Incontinência Urinária, pode ser facilmente revertida com a ajuda de um profissional de Fisioterapia. 


Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!

Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fisioterapia Esportiva: entenda o que é!

Além de prevenir, recuperar e garantir uma volta mais rápida do atleta ao esporte, ela contribui para uma melhora em sua performance. A sua missão é ajudá-los a alcançar seu mais alto desempenho sem se prejudicar. O tratamento é planejado e pensado seguindo as necessidades de cada paciente.  Todo atleta profissional precisa alcançar índices, e para isso necessita de uma atuação interdisciplinar. O fisioterapeuta contribui com avaliações na identificação do padrão de movimento, fator decisivo na prevenção e tratamento de lesões. Não sou atleta, posso fazer fisioterapia esportiva? Sim! Atividade física em geral. Está enganado quem pensa que só os atletas de alta performance podem se beneficiar desse tratamento. A fisioterapia esportiva pode beneficiar esportistas amadores de todas as idades, ajudando no ganho de força muscular, alongamento, equilíbrio e correção postural, por exemplo. Alguns dos métodos utilizados são: Fortalecimento e alongamento; Massoterapia; Exercícios ligados ao...

Principais doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é essencial para o funcionamento do nosso organismo, é ele quem comanda diversas atividades que ocorrem em nosso corpo. E quando somos acometidos por doenças do sistema nervoso, muitos de nossos sentidos e funções podem ser comprometidos. Entre as mais comuns estão: Acidente Vascular Cerebral (AVC): Danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue. Requer um diagnóstico médico; Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem; Necessita atendimento de emergência; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Ataques Epilépticos: uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas do cérebro, causando convulsões.  Requer um diagnóstico médico; Frequentemente requer exames laboratoriais; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Crônico: pode durar anos ou a vida toda. Esclerose Múltipla: doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Requer um diagnóstico médico; Frequentemente reque...

Benefícios da fisioterapia preventiva

  A fisioterapia preventiva foca seus esforços na prevenção e não apenas na reabilitação, proporcionando uma melhor qualidade de vida O princípio da fisioterapia preventiva é adaptar os exercícios de forma a evitar que os problemas ocorram, sobretudo na população de risco, como idosos e esportistas. Além de ser uma ferramenta essencial para garantir a saúde do trabalhador. Alguns dos seus benefícios são: Aumentar o condicionamento físico; Prevenir doenças causadas por movimentos repetitivos, como a LER; Prevenir doenças cardíacas, sobretudo em pessoas da terceira idade. Fisioterapia preventiva para atletas A fisioterapia atua de forma preventiva nos esportes. Se a falta de uso dos músculos causa lesões, o excesso de uso também pode causar. É para evitar que o esportista sofra uma lesão, promovendo um melhor desempenho e rendimento nos treinos e competições. Entre as técnicas que podem ser usadas estão: alongamento e terapia manuais como osteopatia, termoterapia, eletroterapia e cri...