Ainda não foi encontrada uma razão específica para o desenvolvimento da doença, sabemos que é comum de acontecer nas mulheres entres os 35 e os 50 anos, mas ela pode aparecer em qualquer idade, e os sintomas podem piorar após a realização de esforço físico, estresse ou exposição ao frio. Também é comum entre familiares, mas nunca foi encontrado um gene específico ligado à doença.
Sintomas
Além da forte dor espalhada pelo corpo e outros sintomas citados acima, podemos listar outros, como por exemplo:
Problemas de memória e concentração;
Sensação de formigamento nas mãos e pés;
Desconforto grande nas pernas ao deitar na cama;
Endurecimento muscular, principalmente ao acordar.
Apesar de não existir cura para a fibromialgia, existem formas de controlar o avanço da doença. Medicamentos e práticas regulares de atividades físicas são ótimos e ajudam muito na melhora das dores, consequentemente, na qualidade de vida dos pacientes. Lembrando que antes de qualquer medida a ser tomada, é necessário a consulta com um médico para a melhor avaliação.
O diagnóstico deve ser feito por um clínico geral ou reumatologista, de acordo com os sintomas descritos pela pessoa, histórico de saúde e familiar. Além disso, o profissional também pode pedir outros exames para descartar a possibilidade de outras doenças, o que ajuda na confirmação do diagnóstico. Não existe um exame específico para detectar a fibromialgia.
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário