O estrabismo é um desequilíbrio na função dos músculos oculares, causando um desalinhamento e fazendo com que os dois olhos não fixem no mesmo ponto ou objeto, impedindo que os olhos fiquem paralelos. Para que ambos os olhos fiquem alinhados, os seis pares de músculos extra-oculares, que são responsáveis pelo movimento dos olhos, precisam estar em equilíbrio, quando não acontece esse equilíbrio ocasiona o estrabismo.
Tipos de estrabismo
Estrabismo Convergente: o olho desvia-se para dentro;
Estrabismo Divergente: o olho desvia-se para fora;
Estrabismo Vertical: o olho desvia-se para baixo ou para cima.
Causas
No estrabismo, as causas podem ser diversas, por conta do cérebro controlar as ações dos seis músculos extra-oculares, doenças que afetam o mesmo podem interferir e ocasionar o estrabismo.
Algumas doenças como:
Síndrome de down;
Hidrocefalia;
Tumores no crânio;
Diabetes;
Traumatismo cerebral, entre outras.
Sintomas
Pessoas com estrabismo podem apresentar diferentes tipos de sintomas, dependendo de cada tipo, os mais frequentes são:
Visão dupla;
Olhos cruzados;
Perda de estereopsia;
Dor nos olhos e na cabeça;
Sonolência após tarefas visuais.
Tratamento/correção
Como é mais comum no nascimento, é indicado o tratamento o mais rápido possível, assim as chances de cura são maiores. É importante saber e fazer todos os exames necessários para ter certeza que é só estrabismo, já que é possível que a criança também tenha miopia, hipermetropia e astigmatismo. Em adultos, assim como em crianças, o uso de óculos também é indicado, cirurgia para correção é indicado também.
O mais importante é saber sobre o seu caso e cuidar conforme as suas necessidades, cada caso tem suas diferenças e apenas o médico é capaz de avaliar qual o melhor tratamento.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário