Pular para o conteúdo principal

Boa postura



Uma boa postura tem relação direta com a nossa saúde, vai muito mais além do que apenas estética. O alinhamento correto do nosso corpo permite o bem-estar, qualidade de vida, movimentos mais precisos e mais eficientes. Quando nos deitamos e sentamos de maneira incorreta, podemos desencadear, com o passar do tempo, problemas na coluna que podem provocar dores musculares, por exemplo. 


Devemos cuidar da nossa postura em todas as atividades do dia, até mesmo as de lazer, como deitar para assistir um filme ou sentar para assistir jornal na TV, por exemplo. 


Algumas dicas para alcançar a postura correta

  • Ao caminhar, manter sempre a coluna reta;

  • Evitar carregar bolsas pesadas no ombro; 

  • Praticar exercícios físicos;

  • Ao utilizar o celular, evite inclinar a cabeça para baixo;  

  • Dormir de lado;

  • Evitar sentar com o tronco inclinado para frente;

  • Evitar inclinar a coluna ao amarrar o sapato;

  • Caso tenha que levar sacolas pesadas, distribua o peso entre os braços.


Uma má postura pode ser responsável por gerar desvios na coluna vertebral, estrutura do corpo humano formado por diversos ossos e que funciona como principal centro de sustentação do corpo. Esses desvios podem causar diversos problemas com o passar do tempo, como escoliose, hipercifose e hiperlordose, por exemplo.


As dores causadas pela má postura podem ser tratadas em casa e pela fisioterapia, onde o fisioterapeuta irá estabelecer diversos tipos de exercícios para tonificar os músculos abdominais e das costas, como RPG, que alivia dores nas costas, ombro e pescoço. Exercícios de alongamento também são ótimos exemplos que podem ser usados no tratamento, lembrando que cada paciente tem suas necessidades e limites, então é muito importante a avaliação com o fisioterapeuta antes de qualquer exercício.   


Desvios na coluna podem ser tratados, porém vai depender de cada caso e situação, onde o colete postural pode ser usado para evitar o avanço do problema, em casos mais graves a cirurgia é a única solução.


Os exercícios físicos, sem dúvida, contribuem muito para evitar lesões e também corrigir problemas já detectados, pois músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, diminuindo o risco de lesões.





Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!

Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é essencial para o funcionamento do nosso organismo, é ele quem comanda diversas atividades que ocorrem em nosso corpo. E quando somos acometidos por doenças do sistema nervoso, muitos de nossos sentidos e funções podem ser comprometidos. Entre as mais comuns estão: Acidente Vascular Cerebral (AVC): Danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue. Requer um diagnóstico médico; Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem; Necessita atendimento de emergência; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Ataques Epilépticos: uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas do cérebro, causando convulsões.  Requer um diagnóstico médico; Frequentemente requer exames laboratoriais; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Crônico: pode durar anos ou a vida toda. Esclerose Múltipla: doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Requer um diagnóstico médico; Frequentemente reque...

Fisioterapia Esportiva: entenda o que é!

Além de prevenir, recuperar e garantir uma volta mais rápida do atleta ao esporte, ela contribui para uma melhora em sua performance. A sua missão é ajudá-los a alcançar seu mais alto desempenho sem se prejudicar. O tratamento é planejado e pensado seguindo as necessidades de cada paciente.  Todo atleta profissional precisa alcançar índices, e para isso necessita de uma atuação interdisciplinar. O fisioterapeuta contribui com avaliações na identificação do padrão de movimento, fator decisivo na prevenção e tratamento de lesões. Não sou atleta, posso fazer fisioterapia esportiva? Sim! Atividade física em geral. Está enganado quem pensa que só os atletas de alta performance podem se beneficiar desse tratamento. A fisioterapia esportiva pode beneficiar esportistas amadores de todas as idades, ajudando no ganho de força muscular, alongamento, equilíbrio e correção postural, por exemplo. Alguns dos métodos utilizados são: Fortalecimento e alongamento; Massoterapia; Exercícios ligados ao...

Benefícios da fisioterapia preventiva

  A fisioterapia preventiva foca seus esforços na prevenção e não apenas na reabilitação, proporcionando uma melhor qualidade de vida O princípio da fisioterapia preventiva é adaptar os exercícios de forma a evitar que os problemas ocorram, sobretudo na população de risco, como idosos e esportistas. Além de ser uma ferramenta essencial para garantir a saúde do trabalhador. Alguns dos seus benefícios são: Aumentar o condicionamento físico; Prevenir doenças causadas por movimentos repetitivos, como a LER; Prevenir doenças cardíacas, sobretudo em pessoas da terceira idade. Fisioterapia preventiva para atletas A fisioterapia atua de forma preventiva nos esportes. Se a falta de uso dos músculos causa lesões, o excesso de uso também pode causar. É para evitar que o esportista sofra uma lesão, promovendo um melhor desempenho e rendimento nos treinos e competições. Entre as técnicas que podem ser usadas estão: alongamento e terapia manuais como osteopatia, termoterapia, eletroterapia e cri...