Pular para o conteúdo principal

Dor lombar: entenda sobre o problema e como evitá-lo

























A dor lombar, ou lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral, próxima à bacia, são classificadas como agudas ou crônicas, é uma das dores mais comuns entre as pessoas, geralmente causada por uma lesão em um músculo. 

A dor na região lombar é um sintoma resultante de diversas doenças, como problemas na coluna, de órgãos internos, obesidade, musculatura na região das costas e até mesmo relacionado a problemas emocionais, outro fator muito importante na causa das dores é a postura incorreta e a falta de exercícios físicos, porém, em alguns casos existe a dor lombar sem diagnóstico exato, denominado lombalgia inespecífica


A dor lombar aguda geralmente é causada após um esforço físico, pois é uma dor súbita e bem forte na região da coluna, com duração de no máximo 6 semanas, nesse caso não precisa de tratamento. 

A dor lombar crônica é menos intensa porém a duração é maior, podendo seguir pela vida toda, é mais comum em pessoas acima de 50 anos, mas pode ocorrer em todas as idades. Essa dor costuma indicar um caso mais grave, sendo assim, requer tratamento médico. 


Principais sintomas


  • A dor é o primeiro e o principal sintoma, sentindo de maneira imediata na região lombar, podendo seguir para os glúteos e coxas, em alguns casos até mesmo no joelho;

  • Geralmente a dor nas costas é a mais forte;

  • Sensação de queimação na região lombar;

  • Incapacidade de se movimentar ou até mesmo ficar em pé; 



Assim que iniciar os sintomas, o recomendado é procurar um profissional especialista em Ortopedia 

e Traumatologia para tratar e diagnosticar o seu caso de maneira correta. Para evitar as dores, existem alguns cuidados que devemos seguir, como por exemplo, mudar a posição para dormir, tomar cuidado com o peso de bolsas e mochilas, o jeito de sentar e levantar, o uso com frequência de sapatos e saltos muito altos por um longo período de tempo, todas essas dicas e cuidados podem fazer uma grande diferença. 


O tratamento fisioterapêutico para a dor lombar pode ser muito útil, geralmente é feito com o uso de aparelhos e alongamentos para o alívio da dor, até mesmo por meio de massagens para relaxar os músculos, acompanhando sempre por uma medicação indicada pelo médico de seu tratamento, como anti-inflamatório, corticoides ou até mesmo a acupuntura.


  • Uso de aparelhos: são usados alguns aparelhos no tratamento da dor lombar, como o TENS, ultrassom, ondas curtas e exercícios, porém é sempre bom lembrar e ficar atento às contraindicações de cada equipamento para garantir a eficácia no tratamento. 

  • Alongamentos: são feitos alongamentos simples, como alongamento deitado, com braços para frente, alongamento da serpente e em pé, sempre respeitando o limite do seu corpo e até onde você consegue ir, sem forçar, sempre buscando a ajuda de um profissional para a melhor orientação de como realizar cada alongamento. 


Seguindo todas as orientações corretamente, não fazendo esforço e repousando, a melhora da dor é vista logo nos primeiros dias de tratamento.


Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!

Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é essencial para o funcionamento do nosso organismo, é ele quem comanda diversas atividades que ocorrem em nosso corpo. E quando somos acometidos por doenças do sistema nervoso, muitos de nossos sentidos e funções podem ser comprometidos. Entre as mais comuns estão: Acidente Vascular Cerebral (AVC): Danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue. Requer um diagnóstico médico; Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem; Necessita atendimento de emergência; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Ataques Epilépticos: uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas do cérebro, causando convulsões.  Requer um diagnóstico médico; Frequentemente requer exames laboratoriais; O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Crônico: pode durar anos ou a vida toda. Esclerose Múltipla: doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Requer um diagnóstico médico; Frequentemente reque...

Alavancando o marketing digital da sua clínica

O marketing bem feito é fundamental para manter o fluxo de clientes e deixar a consultoria financeiramente saudável. Isso vale para todo e qualquer negócio, independente do porte ou segmento. O marketing não só atrai a atenção do cliente, como constrói e consolida a imagem da empresa, no caso, da sua clínica. Com boas técnicas de marketing em prática na sua clínica, você consegue o engajamento dos clientes para fazer mais tratamentos, aumenta o número de retornos, e cria um vínculo maior, melhorando seus resultados financeiros. Na área de saúde pode-se utilizar o marketing para prestar um serviço melhor. Damos destaque a estas 3 dicas que podem alavancar o marketing digital a sua empresa: 1-  Entre em contato com seus pacientes Tanto os profissionais quanto os pacientes têm rotinas muito agitadas e corridas, e muitas vezes acontece de o paciente perder a data da consulta marcada. Mas é quase impossível querer que o profissional tenha tempo de entrar em contato pessoalmente para lem...

O que é tumor ósseo?

  O tumor ósseo é um dos tipos mais raros, ele afeta diretamente o osso e pode variar em seus sintomas, por conta dos tipos diferentes de tumor. Assim, ele pode gerar inchaço, presença de nódulo, febre, perda de peso, variando de acordo com o tipo, que será detectado por meio do diagnóstico com especialista.  Os sintomas do tumor ósseo são: Dor no osso afetado, que pode começar aos poucos e depois se tornar constante; Inchaço em forma de nódulo ou no local da dor; Ocorrência de fraturas por enfraquecimento do osso. Caso seja na coluna, pode surgir formigamento, além de fraqueza e perda de apetite, ou outros sintomas que podem variar conforme o caso. As causas do tumor osseo não são hereditárias, elas estão conectadas com condições preexistentes, como: Radiações Ionizantes; Condrossarcoma; Transplante de Medula Óssea; Doença de Paget; Ferimentos; Cordoma; Doenças Genéticas. Infelizmente não há como prevenir o tumor ósseo, já que ele ocorre de maneira associada a doenças como: S...