A dor na região lombar é um sintoma resultante de diversas doenças, como problemas na coluna, de órgãos internos, obesidade, musculatura na região das costas e até mesmo relacionado a problemas emocionais, outro fator muito importante na causa das dores é a postura incorreta e a falta de exercícios físicos, porém, em alguns casos existe a dor lombar sem diagnóstico exato, denominado lombalgia inespecífica.
A dor lombar aguda geralmente é causada após um esforço físico, pois é uma dor súbita e bem forte na região da coluna, com duração de no máximo 6 semanas, nesse caso não precisa de tratamento.
A dor lombar crônica é menos intensa porém a duração é maior, podendo seguir pela vida toda, é mais comum em pessoas acima de 50 anos, mas pode ocorrer em todas as idades. Essa dor costuma indicar um caso mais grave, sendo assim, requer tratamento médico.
Principais sintomas
A dor é o primeiro e o principal sintoma, sentindo de maneira imediata na região lombar, podendo seguir para os glúteos e coxas, em alguns casos até mesmo no joelho;
Geralmente a dor nas costas é a mais forte;
Sensação de queimação na região lombar;
Incapacidade de se movimentar ou até mesmo ficar em pé;
Assim que iniciar os sintomas, o recomendado é procurar um profissional especialista em Ortopedia
e Traumatologia para tratar e diagnosticar o seu caso de maneira correta. Para evitar as dores, existem alguns cuidados que devemos seguir, como por exemplo, mudar a posição para dormir, tomar cuidado com o peso de bolsas e mochilas, o jeito de sentar e levantar, o uso com frequência de sapatos e saltos muito altos por um longo período de tempo, todas essas dicas e cuidados podem fazer uma grande diferença.
O tratamento fisioterapêutico para a dor lombar pode ser muito útil, geralmente é feito com o uso de aparelhos e alongamentos para o alívio da dor, até mesmo por meio de massagens para relaxar os músculos, acompanhando sempre por uma medicação indicada pelo médico de seu tratamento, como anti-inflamatório, corticoides ou até mesmo a acupuntura.
Uso de aparelhos: são usados alguns aparelhos no tratamento da dor lombar, como o TENS, ultrassom, ondas curtas e exercícios, porém é sempre bom lembrar e ficar atento às contraindicações de cada equipamento para garantir a eficácia no tratamento.
Alongamentos: são feitos alongamentos simples, como alongamento deitado, com braços para frente, alongamento da serpente e em pé, sempre respeitando o limite do seu corpo e até onde você consegue ir, sem forçar, sempre buscando a ajuda de um profissional para a melhor orientação de como realizar cada alongamento.
Seguindo todas as orientações corretamente, não fazendo esforço e repousando, a melhora da dor é vista logo nos primeiros dias de tratamento.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário