A dor crônica é aquela que persiste por mais de 3 meses, podendo durar anos, são problemas debilitantes e frequentes entre as pessoas, resultando em uma queda drástica na qualidade de vida se não tratada, e junto com os problemas físicos vem os problemas psicológicos, por isso é muito importante o tratamento o quanto antes, e a fisioterapia ganha um papel importante nesse momento.
Alguns exemplos de dor crônica são síndrome da fadiga crônica, fibromialgia, tendinite, entre outros. Geralmente, quando a dor se torna crônica, indica que há alterações no sistema nervoso e quase sempre está ligada a uma doença crônica, quando isso acontece, a dor deixa de ser um sintoma e acaba se tornando uma doença também.
Principais tipos de dor crônica
A dor pode surgir em qualquer lugar do corpo, é muito importante que você saiba a localização exata da dor para o médico determinar o melhor tipo de tratamento, para isso é feito exames físicos junto com a análise dos sintomas.
Existem três tipos de dores crônicas principais: dor nociceptiva ou somática, neuropática e dor mista ou inespecífica.
dor nociceptiva: a origem da dor surge devido a uma lesão ou inflamação dos tecidos, o sistema nervoso detecta o problema e persiste enquanto a causa não for resolvida;
dor neuropática: é provocado por uma disfunção no sistema nervoso, é bem comum que a dor se manifeste na forma de “agulhadas”, queimação ou formigamento;
dor mista ou inespecífica: é causada tanto pela nociceptiva quanto pela neuropática, ou de origem desconhecida, como dores de cabeça e hérnia de disco, por exemplo.
Tratamento
O tratamento da dor crônica muitas das vezes é bem complexo, envolve bastante cuidado, apenas o uso de medicamentos não é o suficiente, por isso o mais indicado é procurar ajuda profissional quando há persistência na dor, por meio das avaliações feitas pelo médico que você irá saber o tipo de dor e o que está causando isso. O tipo de tratamento varia de pessoa para pessoa e o tipo de dor que está sentindo, muitos casos a medicação simples não é o suficiente, precisando de algo mais potente, como a morfina por exemplo, em alguns casos a cirurgia é uma opção.
A fisioterapia é uma ótima alternativa no tratamento, promove o alongamento e fortalece a musculatura corporal. Usando a fisioterapia a seu favor, é possível tratar regiões que sofreram algum tipo de lesão, aliviando os sintomas e dores, mas não podemos esquecer que a dor crônica também é influenciada por fatores psicológicos, o acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra também é indicado no tratamento.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com a gente clicando AQUI, ou acesse nosso site para mais informações!
Na Fisio360 você tem mais qualidade de vida, faça fisioterapia!
Comentários
Postar um comentário