Franquia é um modelo de negócio que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição.
De forma resumida, franquia é um modelo de negócio que consiste na permissão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado) para que ele possa replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado. Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.
Desempenho no Brasil
Mesmo em meio a toda desconfiança do mercado nos últimos anos, o franchising continua crescendo a todo vapor no Brasil. Ao analisar o acumulado dos últimos 12 meses, do terceiro trimestre de 2020 ao segundo deste ano, o franchising cresceu 4,4% em seu faturamento, alcançando os R$ 178,9 bilhões.
O que é transferência de know-how de franquia?
A transferência de know-how nada mais é que um CTRL+C e CTRL+V do modelo de negócio. Ou seja, tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido para uma loja “gêmea”. Você ter uma franquia de uma determinada marca significa basicamente que você possui um irmão gêmeo ou um clone de um negócio.
Quais são as vantagens do mercado de franquias?
O empreendedorismo está em alta e tem levado cada vez mais pessoas a se aventurarem tendo seu próprio negócio. Mas e o franchising? Vale a pena investir neste mercado?
Para franqueados:
Investir em uma franquia é apostar em um negócio já consolidado no mercado. Dessa forma, o empreendedor corre menos riscos e tem mais chances de obter sucesso;
Não é necessário ter experiência no setor que deseja ingressar. Ou seja, você pode empreender na área que deseja sem precisar ter tido outras experiências com a área;
Suporte constante de uma rede. Auxílio administrativo, financeiro, operacional, tudo isto está à disposição do investidor para ajuda na gestão do negócio;
Para franqueadores:
Para um empresário, expandir seu negócio por meio do franchising é optar por um mercado que cresce cada vez mais. A expansão é mais rápida, descentralizando a gestão e diminuindo investimentos;
Optando pelo franchising, o empresário terá mais oportunidades de focar em inovação e criação de novos produtos e serviços. Isto se dá devido a gestão do negócio não está somente sob seu controle;
O modelo de negócios oferece menos riscos para franqueadores. O franqueado assume a maior parte das responsabilidades por seu negócio. Desta forma, você estará expandindo sua marca sem se responsabilizar por todas unidades.
Diante disso, não há dúvidas de que o mercado de franquias é uma ótima opção para quem busca investir e para quem visa sua expansão.
A Fisio 360° é uma franquia de fisioterapia que chegou no mercado por meio do conceito 360°, realizando atendimento de diversas especialidades em um só local, promovendo mais conforto e agilidade em sua recuperação. Cada espaço da clínica foi pensado e projetado para promover mais acessibilidade e conforto para todos os pacientes. Adquirindo uma franquia Fisio 360°, você tem acesso a uma grande variedade de especialidades, com os melhores equipamentos do mercado.
Comentários
Postar um comentário